A cidade de Foz do Iguaçu possui proeminência visível no turismo estadual, nacional e internacional, e ocupa posições como o segundo destino mais visitado por estrangeiros, o segundo polo de eventos e feiras. Além disso, Foz do Iguaçu possui um aeroporto internacional, privilégio compartilhado somente com a capital Curitiba.
Por contar com estes grandes benefícios, grandes eventos já foram realizados na cidade. Relembre alguns:
ABAV 1993 – O 21º Congresso da ABAV em 1993 foi um marco importante no cenário político, econômico e turístico do Brasil. O congresso já havia sido realizado fora dos grandes centros uma vez, em Santos. O Congresso e Feira da ABAV de Foz do Iguaçu aconteceu de 15 a 19 de agosto, reunindo 8.716 profissionais no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. Um jantar de confraternização na abertura do evento aconteceu nas Instalações do CTG Charrua com um show animado pela Família Lima.
A feira foi captada e confirmada para Foz do Iguaçu, ainda durante a gestão do prefeito Álvaro Neumann. Na época, a imprensa destacou que: “Em vez das críticas, porém, registradas em anos anteriores, havia um clima de harmonia e otimismo. Foz, um dos principais destinos turísticos do País, principalmente na recepção de visitantes estrangeiros, recebia o evento pela primeira vez. O próprio tema já indicava a busca do entendimento: “Turismo: uma saída para a retomada”.
Jogos Mundiais da Natureza 1997 – Os JMN eram competições com 13 modalidades, que envolviam os elementos naturais: terra, na água e no ar. A ideia era enfrentar sem confrontar, em comunhão com o meio ambiente, na perfeita simbologia de que é possível apropriar-se e desenvolver-se preservando.
Os Jogos se realizaram de 27 de setembro a 5 de outubro de 1997, reunindo 809 atletas de 55 países dos cinco continentes. Ao longo dos 1,4 mil km da Costa Oeste, entre os dois pólos principais – Foz do Iguaçu e Guaíra. Os jogos contaram com a participação do Paraguai e da Argentina. As autoridades argentinas permitiram e ajudaram a organizar várias atividades nas Cataratas como um salto de paraquedas de alta precisão sobre as Cataratas com os atletas aterrissando sobre a prainha da Ilha de San Martin, ou a colocação da gigantesca bandeira dos JMN no paredão rochoso no cânion do rio Iguaçu no lado argentino das Cataratas ou ainda a travessia da Garganta do Diabo, do lado argentino para o lado brasileiro das Cataratas feita pelo alpinista nascido em Foz Iguaçu, Waldemar Niclewicz.
O evento gerou muita mídia positiva e ficou na memória de participantes tanto atletas, como equipe de organização, voluntários, imprensa e convidados especiais e autoridades.
Jamboree Foz do Iguaçu 2001 – Outro grande evento que testou a capacidade de receber e dar conta de grandes eventos em Foz, foi o XI Jamboree Panamericano do escotismo mundial, realizado em Janeiro de 2001.
Cerca de 10 mil crianças e adolescentes de toda a América Latina acamparam nas diferentes dependências do Centro de Convenções ocupando as áreas de bosque no terreno do CCFI e no terreno em frente ao espaço de eventos construindo uma verdadeira cidade para abrigar os escoteiros. O evento levou acompanhantes e familiares para diversos hotéis na cidade.
Um dos testes para o evento foi providenciar café-da-manhã, almoço, e jantar para milhares de participantes ao longo da semana do evento. Para tocar a cozinha foi contratada a estrutura do Rafain Palace Hotel & Convention, que levou não só equipamentos de cozinha como panelas gigantes, fogões, e forneceu talheres, cadeiras, mesas e seus funcionários.
X Games 2013 – Segundo dado, 58.285 pessoas acompanharam os X-Games Foz do Iguaçu 2013. Foram disputadas 15 competições nas modalidades: Skate, BMX, Moto X e Rally. As disputas e shows ocorreram em locais privilegiados de Foz do Iguaçu, como o Parque Nacional do Iguaçu em frente às Cataratas, a Usina Hidrelétrica de Itaipu e o Parque Infraero (próximo ao Centro de Convenções de Foz do Iguaçu). O evento contou ainda com uma área X Fest com o palco para shows e as ativações dos patrocinadores.
Considerado a Olimpíada dos Esportes Radicais atualmente, o evento é reconhecido no mundo todo, tornando-se uma referência em esportes de ação. A primeira edição do X Games aconteceu em 1995, nos Estados Unidos, com o nome original de The Extreme Games.
Jornada da Juventude 2013 – A Jornada Mundial da Juventude evento da Igreja Católica Apostólica Romana e das 25 igrejas irmãs como a Anglicana, as igrejas Ortodoxas de diferentes ritos como os maronitas, a Ortodoxa de Antioquia, foi realizado para coincidir com a visita do Papa Francisco ao Brasil, sua primeira viagem após sua ascensão ao trono da Igreja como papa.
Novamente, o Centro de Convenções oferece alojamento para milhares de jovens de centenas de países em número variado, e de locais como: China, Estados Unidos, Japão, Coréia e Rússia, que se alojaram desta vez armando barracas e todo o espaço coberto deixando de lado a área para recepção, missas, atividades sociais. Pais, mães, avós e acompanhantes dos jovens, se espalharam por hotéis da cidade.
Rally dos Sertões 2022 – Na edição comemorativa dos 30 anos do evento e no bicentenário da Independência do Brasil, 350 competidores percorreram, ao todo, 7.216 quilômetros, largando de Foz do Iguaçu até Salinópolis (PA), divididos em 14 etapas ao longo de 15 dias. O Rally dos Sertões trouxe uma grande estrutura para a cidade. O Visit Iguassu prestou apoio tático em toda a estada do Sertões na fronteira. As atividades do Rally dos Sertões começaram em Foz do Iguaçu quatro dias antes dos pilotos acelerarem para a jornada. O município ganhou a Vila Sertões, de 24 a 26 de agosto no Parque de Exposições Charrua, aberto gratuitamente ao público das 10h às 22h. Moradores e turistas puderam aproveitar atrações gastronômicas, culturais, realizar atendimentos de saúde, entre outras.
O evento contou com a participação de 1,5 mil pessoas nas caravanas; 120 voluntários; 184 veículos inscritos, de 55 equipes. As Cataratas do Iguaçu, Itaipu Binacional, Ponte da Integração, foram alguns dos pontos turísticos do Destino Iguaçu que foram palco deste super evento.
Tem gostado das informações? Continue acompanhando nossa série de matérias especiais dos 15 anos do Visit Iguassu e saiba mais.