Na Capital Estadual do Turismo, a história das instituições é recente

Foz do Iguaçu é conhecida por lei sancionada, desde 2015, como a Capital do Turismo do Paraná. Porém, a história do turismo de Foz do Iguaçu é jovem. Os ventos da modernidade do turismo começaram a soprar com a criação do Sindicato dos Hotéis em 1974.

A secretaria de Turismo foi fundada em 1980 embora antes da Secretaria de Turismo, a Prefeitura Municipal tinha um Departamento de Turismo (DETUR) que acompanhava o nascente setor e mantinha estatísticas e produção de material de apoio dentro de suas possibilidades.

A Secretaria de Turismo criada em 1980 foi extinta em 1990. Em seu lugar surgiu a Foz do Iguaçu Turismo S.A. ou FOZTUR uma empresa mista com nível de autarquia.

Em 1998, a Secretaria Municipal de Turismo foi recriada, desta vez incluindo na pasta as atividades da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento. Em 2001, após desmembramento do setor de indústria, comércio e abastecimento, Foz voltou a ter uma Secretaria Municipal de Turismo que administrava exclusivamente o setor, contando com um reforço nascido na virada do século, o Iguassu Convention & Visitors Bureau. Em 2007, é criada a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu.

Em nível municipal, o Visit Iguassu enquanto Instituto privado, permite mais espaço para participação, por exemplo em ações como a Gestão Integrada do Turismo. São estas oportunidades que fazem merecer a comemoração da mudança de regime fiscal da entidade. Mas o que é a Gestão Integrada do Turismo e o que ela tem a ver com o Visit Iguassu?

Acompanhe nossa série de matérias especiais dos 15 anos do Visit Iguassu e saiba mais. 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados