Visitando a história do Instituto

Pouco antes da virada do século, em 1999, o Turismo de Foz do Iguaçu ganha um reforço que viria a ser protagonista frente às decisões estratégicas do cenário turístico iguaçuense: nasce a Fundação Iguassu de Turismo e Eventos, com nome fantasia de Iguassu Convention & Visitors Bureau. O Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), é o resultado da união de empresas de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este com o objetivo de desenvolver ações focadas no marketing do Destino Iguassu, promover a região e atrair turistas e eventos.

Com foco em captar eventos, promover o destino e aumentar o fluxo de turistas da cidade, o Convention percebeu a necessidade de apoiar cada vez mais o Destino Iguaçu. Assim, aprimorou seu modelo estatutário e passou de fundação para instituto. Em 11 de novembro de 2007, ganha vida o Instituto de Promoção Turística do Iguaçu.

De direitos privados e sem fins lucrativos, o Instituto de Promoção Turística do Iguaçu completa 15 anos. A mudança no objeto jurídico ajudou a alavancar o turismo de Foz do Iguaçu. O novo regime permite ao Instituto agilidade em um ambiente complexo como é o de Foz do Iguaçu, fronteira com dois países e cinco cidades, quatro delas em outro país. Entre as vantagens do Instituto, está a celeridade em poder tramitar parcerias com empresas locais, com as cidades vizinhas no Paraguai e Argentina, e com instituições privadas similares ou governamentais.

Em formato associativo, o Instituto passa a ser mantido por um conglomerado de empresas do setor turístico, denominadas mantenedores, entre eles: hotéis, receptivos, espaços para eventos, audiovisual, montadoras, produtoras, shoppings, restaurantes, atrativos, organizadoras de eventos, entre outros segmentos que impactam no setor. Além da contribuição dos associados, o Instituto tem na composição de sua receita a “room tax” que ao pé da letra significa “taxa de quarto” ou apartamento. A taxa não é um imposto, mas sim uma contribuição espontânea do hóspede. Essa contribuição forma o fundo de investimentos para ações de divulgação do Destino, promoção e captação de eventos, entre outras atividades executadas pela organização.

Quer saber como e quando o Instituto de Promoção Turística do Iguaçu tornou-se Visit Iguassu? Acompanhe nossa série de matérias especiais dos 15 anos do Visit Iguassu.

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